História da Montblanc:
A história da tradicional marca alemã começou em 1906 quando a Simplo Filler Pen Company for fundada na cidade de Berlim pelo engenheiro August Eberstein e pelo banqueiro Alfred Nehemias. Os alemães voltavam de uma viagem pela América e estavam encantados com a nova caneta-tinteiro que surgia no mercado. Ao lado do dono de papelaria Claus-Johnnes Voss, eles começaram a produzir os modelos. Mas pouco depois, eles enfrentaram o primeiro grande obstáculo: Nehemias falaceu e Eberstein desfaz a sociedade para buscar novos sócios (Christial Lausen e Wilheim Dziambor). O objetivo era desenvolver a melhor caneta do mundo, que não vazasse. A primeira mudança estratégica levou a sede para Hamburgo, Isto porque a cidade portuária dava mais acesso a importações e exportações, o que indicava o desejo de expansão da nova empresa. Mas foi somente em 1910. com o lançamento de outra coleção, que a empresa adotou oficialmente o nome MONTBLANC (Monte Branco, em francês). A escolha do nome fazia referência a montanha mais elevada da Europa Ocidental e começou a fixar o ícone que buscava traduzir a qualidade, o design e o estilo de vida da marca. Somente em 1919 for inaugurada a primeira loja da marca na própria cidade de Hamburgo. Pouco depois outras lojas foram inauguradas em Berlim, Leipzig, Breslau, Hanover e Bremen.
.
A marca alemã entrou para o Olímpo das marcas de luxo em 1924, com o lançamento da Meisterstück (“obra de mestre”, em alemão), legendária caneta-tinteiro com design tão atemporal e matérias-primas tão inovadoras, que, para sempre, se transformaria no carro-chefe da empresa e num mito do segmento de instrumentos para escrita. Dela derivaram todas as canetas da coleção Meisterstück, incluindo as concorridas canetas de edição limitada, lançadas anualmente, a partir de 1992 em homenagem a personalidades históricas que foram “Patronos das Artes” em seu tempo.
.
Em 1977 a empresa alemã foi adquirida pela Dunhill. A década de 80 foi marcada por várias iniciativas internacionais de patrocínio à literatura, balé e música, que marcam o início do compromisso mundial da MONTBLANC com a cultura e a arte. Além disso, a marca passou a lançar canetas muito mais sofisticadas da série Meisterstück, com diversos acabamentos diferentes, atendendo a demanda de um mercado de executivos de alto poder aquisitivo, também chamando a atenção de colecionadores pelo mundo todo.
.
Pouco depois, em 1997, a empresa fundou a Montblanc Montre S/A, na cidade suíça de Le Locle, ingressando no restrito segmento de relógios de luxo. A primeira coleção contava com 13 modelos, parte com movimento manual, à corda, para destacar a preciosidade do tempo e a importância de vivê-lo calmamente. Depois dos relógios surgiram óculos, peças de joalheria, perfumes e produtos da linha corpo e banho, como desodorantes e loções pós-barba. Depois que foi comprada em 1997 pelo grupo suíço Richemont, conglomerado de luxo proprietário de marcas luxuosas como Cartier e Piaget, a MONTBLANC passou de referência em canetas a símbolo de estilo de vida.
.
Principais modelos:
.
Montblanc Meisterstuck
.
Montblanc Boheme
.
Montblanc Heritage
.
Montblanc Starwalker
.
Montblanc Diva Line
.
Montblanc Special Edition